Home

Apresentação:

Sejam bem-vindos. O objetivo deste site é mostrar um pouco do quanto é maravilhosa a luteria, a arte de se fazer um instrumento musical de cordas.

Fazer  um instrumento musical de um pedaço de madeira bruta é necessário  muita perseverança. A luteria ou liuteria (Wikipédia) é uma manifestação artística que engloba a construção e restauração, de um modo artesanal, de instrumentos de corda com caixa de ressonância, tais como o violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, cavaquinho, bandolim, enfim qualquer instrumento de corda.

O luthier

A forma mais comum de denominar os que exercem esta profissão é  liutaio, luthier, luteiro ou lutiê. Por generalização, o termo é utilizado para os construtores de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão. Refere-se também a quem cuida da parte elétrica e acústica e da regulagem de um instrumento.

A importância do profissional

Com a massificação da fabricação de instrumentos musicais em série, a tendência era de que a categoria de luthier se extinguisse ou ficasse restrita às dependências das fábricas. Ledo engano. Nos últimos dez anos no Brasil, aumentou muito o número de luthiers porque esse profissional é o elo de ligação entre o instrumento e o músico. Muitos violões e guitarras saem das lojas “bonitinhos” e “brilhosos” mas não regulados para as mãos de quem os compra. Aí entra em cena o luthier. É ele quem vai ajustar e regular o braço do instrumento, a altura e tensão das cordas, vai proporcionar, enfim, a tocabilidade do instrumento e corrigir pequenos erros de fabricação que contam muito no final. É por isso que depois de trabalhar como músico prático desde os 17 anos e como jornalista por mais de 30 anos, estou agora, aos 60, me rendendo a esta nova (velha) atividade, apaixonante e desafiadora.
Um grande abraço,
Wandler Cunha

IMG_5632

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s